INTRODUÇÃO

Até algum tempo atrás as pessoas não tinham outra alternativa a não ser os óculos ou as lentes de contato para compensar a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo. Hoje, com os notáveis avanços tecnológicos do excimer laser e o desenvolvimento de novas técnicas cirúrgicas, a correção cirúrgica da miopia, do astigmatismo e da hipermetropia tornou-se um procedimento bastante seguro com resultados satisfatórios e estáveis, beneficiando anualmente mais de um milhão de pessoas em todo o mundo.
Há duas técnicas cirúrgicas principais que utilizam o excimer laser na correção dos erros refrativos: o LASIK e a PRK.

OLHO NORMAL

O conhecimento de como funciona o olho ajudará você a entender a maneira pela qual a correção visual a laser pode eliminar ou reduzir sua dependência de óculos ou lentes de contato.
No olho normal, a córnea apresenta curvatura adequada. A luz refletida por um objeto passa pela córnea, atravessa a pupila, o cristalino e o vítreo e focaliza-se ou refrata-se na retina. É, então, enviada ao cérebro que a transforma em visão.

MIOPIA

Na miopia, a córnea é muito curva ou o olho é muito longo em relação à córnea, fazendo a luz focalizar-se antes da retina. As pessoas míopes vêem as coisas próximas, mas a visão a distância é desfocada.
A miopia é, geralmente, hereditária e afeta cerca de 25% da população adulta. Na maioria dos casos, a miopia se desenvolve entre os 8 e 12 anos de idade e progride com o crescimento. Geralmente, se estabiliza a partir dos 18 anos.

HIPERMETROPIA

Na hipermetropia, a córnea é muito plana ou o olho é muito curto. A luz focaliza-se hipoteticamente atrás da retina. A pessoa pode ter problemas à distância e, às vezes, para ver muito perto.
Muitas vezes a hipermetropia só é detectada com a idade, pois enquanto a pessoa é jovem o olho consegue compensar a hipermetropia contraindo o cristalino, a lente natural do olho.

ASTIGMATISMO

O astigmatismo regular ocorre quando a córnea é mais curva numa direção que na outra, lembrando uma bola de futebol americano. Isto faz que a luz forme mais de um ponto de foco.
O resultado é uma visão borrada e distorcida. Geralmente, o astigmatismo apresenta-se combinado com a miopia ou com a hipermetropia.

LASIK

No LASIK, pinga-se colírio anestésico e uma fina camada da córnea é levantada por um aparelho chamado microcerátomo.
Para corrigir a miopia , o laser atua no centro da córnea tornando-a mais plana. Isto move o ponto de foco para a retina e a imagem torna-se nítida.

Para a corrigir a hipermetropia, o laser remove tecidos próximos às bordas da córnea, tornando-a mais curva no centro. Isto altera os raios de luz, movendo o ponto de foco para a retina.

Para o astigmatismo, o laser atua na região mais curva da córnea tornando-a mais esférica. Isto faz que as imagens focalizem em um só ponto da retina.
Concluída a cirurgia, a camada corneana é reposicionada e cola-se sem necessidade de pontos. O LASIK dispensa internação e a maioria do pacientes retoma diversas atividades já no dia seguinte.

PRK

Na PRK (Photo Refractive Keratotomy), o oftalmologista anestesia a córnea do paciente com colírio e remove uma pequena parte da córnea central com uma aparelho especial.
Para corrigir a miopia, o laser atua no centro da córnea por menos de 1 minuto, tornando-a mais plana.

Para a hipermetropia, o laser atua próximo às bordas da córnea tornando-a mais curva no centro.
Isto move o ponto de foco para a retina e a visão se torna mais nítida.

Para a hipermetropia, o laser atua próximo às bordas da córnea tornando-a mais curva no centro.
Isto move o ponto de foco para a retina e a visão se torna mais nítida.